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Gálatas 1:15 e 16 - Chamado Divino e Missão

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Gálatas 1:15-16 - Chamado Divino e Missão

4o qual entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos livrar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,

Em Gálatas 1:15 e 1:16, Paulo descreve seu chamado divino e missão de maneira profundamente teológica e pessoal.

Ele afirma que Deus, por Sua graça, o separou desde o ventre materno e revelou Seu Filho a ele com o propósito de pregar entre os gentios.

Essa passagem de Gálatas 1:15 e 1:16 é rica em significado e oferece uma visão do entendimento teológico de Paulo sobre sua vocação apostólica.

O termo “separou” traduzido do grego “ἀφορίσας” implica uma seleção ou designação específica para um propósito sagrado.

Paulo está afirmando aqui em Gálatas 1:15 que seu chamado não foi um acidente ou uma decisão de última hora, mas um plano divino preordenado.

Essa ideia presente em Gálatas 1:15 está em harmonia com outras passagens bíblicas, como Jeremias 1:5, onde Deus diz: “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi”. Isso sublinha a soberania de Deus no chamado e na missão de seus servos.

A expressão “revelou Seu Filho a mim” destaca a natureza sobrenatural e pessoal da revelação que Paulo recebeu.

O uso do termo “ἀποκαλύψαι” (revelar) sugere uma desvelação que vem diretamente de Deus, não influenciada por tradições ou ensinamentos humanos.

Essa revelação é central para a teologia de Paulo, pois estabelece a base autoritativa de sua mensagem e missão.

Em Atos 9, a experiência na estrada de Damasco é um exemplo claro dessa revelação divina, onde Paulo encontra Cristo ressuscitado e recebe sua comissão.

Paulo menciona que sua missão é “pregar entre os gentios”. Isso reflete o propósito universal do evangelho, que não está restrito a um grupo étnico ou cultural, mas é uma mensagem de salvação para todos.

Em Romanos 1:16, ele afirma que o evangelho é “o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu, e também do grego”. A missão de Paulo é uma extensão do plano redentor de Deus, que alcança todas as nações.

Um erro comum ao interpretar essa passagem de Gálatas 1:15 e 1:16 é a tentativa de minimizar a singularidade do chamado de Paulo, sugerindo que ele adaptou a mensagem cristã para ser mais aceitável aos gentios, diluindo os elementos judaicos essenciais.

Esta visão distorce a essência do evangelho que Paulo prega, que é fundamentado na graça e na revelação divina, não em tradições humanas.

Essa distorção muitas vezes surge de uma resistência à autoridade divina e uma tentativa de humanizar a mensagem do evangelho, moldando-a conforme interesses pessoais ou culturais.

Teologicamente, essa passagem enfatiza a graça de Deus.

Paulo, que anteriormente perseguia a igreja, é agora um apóstolo devido à intervenção divina. A transformação de Paulo serve como um poderoso testemunho do que a graça de Deus pode realizar na vida de alguém.

Essa graça não apenas perdoa, mas também transforma e comissiona para a missão.

Em resumo, Gálatas 1:15 e 1:16 não apenas destaca o chamado específico e a missão de Paulo, mas também reflete a natureza do evangelho como uma revelação divina destinada a todas as nações.

Através dessa análise, podemos ver como a soberania e a graça de Deus operam em harmonia para cumprir Seus propósitos redentores na história.

Essa compreensão nos desafia a reconhecer a autoridade divina e a evitar distorções que subvertam a verdade do evangelho.

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Tradução Nova Almeida Atualizada© Copyright © 2017 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados. Texto bíblico utilizado com autorização.
Gálatas 1:15 e 16
Gálatas 1-15 e 16: Visão do Original do Codex Sinaiticus
Nossa missão é equipar cristãos de todas as nações com recursos práticos e teológicos, que promovam a intimidade com Deus, o estudo profundo das Escrituras, a liderança servidora e o uso bíblico dos dons espirituais para edificar igrejas que alcancem e se relacionem com profundidade.
Autor e Editor responsável pelo conteúdo teológico e complementar do Jesus Diário. Sirvo localmente no Ministério de Ensino e Discipulado da Igreja Batista Canaã. Marido, pai de menina, discípulo e servo do Senhor Jesus Cristo.
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