fbpx

Gálatas 1:4 - Sacrifício de Cristo

Você também pode acessar a versão expandida de Gálatas (e de outros livros) aderindo à nossa Plataforma
A versão expandida apresenta 7 aplicações práticas, profundidade teológica, mitos, linguagem infantil e roteiros para sala de aula e pregação expositiva por cada tema apresentado em Gálatas. Saiba Mais clicando abaixo.

Gálatas 1:4 - Sacrifício de Cristo

4o qual entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos livrar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,

Em Gálatas 1:4, Paulo afirma que Jesus Cristo “se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos resgatar deste mundo mau, segundo a vontade de nosso Deus e Pai” (NAA).

Este versículo é teologicamente profundo e central para a compreensão da obra redentora de Cristo e da missão cristã.

Primeiramente, a frase “se entregou a si mesmo” (δόντος ἑαυτὸν) em Gálatas 1:4  sublinha a voluntariedade do sacrifício de Cristo. Ele não foi compelido a se sacrificar; em vez disso, fez isso de forma voluntária e deliberada.

Em João 10:17-18, Jesus declara: “Por isso, o Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha própria vontade. Tenho autoridade para a dar e para a retomar.”

Este ato voluntário é um testemunho do amor e da obediência de Cristo ao plano redentor de Deus.

A expressão “pelos nossos pecados” (ὑπὲρ τῶν ἁμαρτιῶν ἡμῶν) em Gálatas 1:4  aponta para a natureza expiatória do sacrifício de Cristo.

Ele se ofereceu como um sacrifício substitutivo, carregando os pecados da humanidade para que pudéssemos ser reconciliados com Deus.

Isaías 53:5 profetiza isso: “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos sarados.”

Este é o fundamento da doutrina da justificação pela fé, onde a justiça de Cristo é imputada aos crentes.

A frase “para nos resgatar deste mundo mau” (ἵνα ἐξέληται ἡμᾶς ἐκ τοῦ αἰῶνος τοῦ ἐνεστῶτος πονηροῦ) aqui em Gálatas 1:4  revela a dimensão escatológica da salvação.

O termo “resgatar” (ἐξέληται) implica em uma libertação ou resgate de uma condição de escravidão ou perigo.

Este mundo mau refere-se ao sistema corrupto e pecaminoso que domina a era presente.

Em Colossenses 1:13, Paulo escreve: “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.”

A salvação, portanto, não é apenas um perdão de pecados, mas uma transferência para um novo reino e uma nova realidade espiritual.

A cláusula “segundo a vontade de nosso Deus e Pai” (κατὰ τὸ θέλημα τοῦ θεοῦ καὶ πατρὸς ἡμῶν) em Gálatas 1:4  enfatiza que a redenção é conforme o plano soberano de Deus.

Não é um evento aleatório, mas parte de um propósito eterno.

Em Efésios 1:4-5, Paulo diz: “Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.

Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade.” Este plano soberano inclui tanto a obra redentora de Cristo quanto a nossa santificação e glorificação final.

Um mito comum ou erro de significado relacionado a esta passagem em Gálatas 1:4 é a ideia de que o sacrifício de Cristo foi um simples ato de martírio ou um exemplo moral.

Esta visão secularizada minimiza a natureza expiatória e substitutiva do sacrifício, transformando-o em um mero gesto de amor altruísta sem implicações teológicas profundas.

Em nossa natureza depravada, há uma tendência de rejeitar a necessidade de um sacrifício expiatório, preferindo ver Cristo apenas como um grande professor ou um mártir. Isto distorce a verdade do Evangelho e subverte a gravidade do pecado e a magnitude da redenção.

Em 1 Coríntios 1:18, Paulo adverte: “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.”

Portanto, Gálatas 1:4 é uma declaração rica que encapsula a essência do Evangelho: o sacrifício voluntário de Cristo pelos nossos pecados, o resgate deste mundo mau e a conformidade com a vontade soberana de Deus.

Esta passagem, quando corretamente entendida, nos leva a uma apreciação mais profunda da obra redentora de Cristo e da soberania de Deus na história da salvação.

Material para Aplicação Prática e Ministerial de Gálatas 1:4 e Outros Capítulos

Você também pode ter acesso a versão expandida do estudo de Gálatas 1:4 , aos demais capítulos e centenas de outros estudos fazendo sua adesão em nossa plataforma. Você terá:

Versículo a versículo de todos os 6 capítulos de Gálatas.

Para cada conjunto de versículos de Gálatas 1:4 e outros, que formam um tema, apresentamos os erros e mitos comuns de interpretação que nos fazem errar na compreensão e discernimento do que o autor está propondo. 

Para cada conjunto de versículos que formam um tema, apresentamos as visões teológicas denominacionais, como pentecostais, neopentecostais, presbiterianos, batistas, adventistas e católicos, para que você compreenda a visão de cada uma delas. 

Para cada conjunto de versículos de Gálatas 1:4 e outros, que formam um tema, apresentamos um formato lúdico para ser apresentado a crianças, de forma leve e com exemplos do cotidiano, em linguagem facilitada de compreensão. Funciona muito bem para Ministério Infantil

Para cada conjunto de versículos que formam um tema, exploramos as crenças, valores, virtudes e comportamento de Jesus, ajudando a compreender o tema de uma perspectiva que molda nossa identidade em Cristo

Para cada conjunto de versículos que formam um tema, adicionamos em qual área da vida do discípulo o estudo pode ajudar a provocar reflexão e transformação em crenças, valores, virtudes e comportamento. Útil para discipuladores que fazem discípulos de Jesus, com instrução direta na Palavra. 

Para cada conjunto de versículos que formam um tema, apresentamos um jogo de perguntas e respostas para o líder conduzir o estudo e fomentar a reflexão, com respostas para ajudar no direcionamento. Além disso, propomos uma dinâmica de grupo baseada em um tema, para ajudar na compreensão e prática, ajudando pequenos grupos e células.

Para cada conjunto de versículos que formam um tema, direcionamos a visão do estudo para casais saírem com práticas que fortalecem o casamento, bem como direcionar o estudo para filhos. Muito útil para Ministério de Família.

Para cada conjunto de versículos que formam um tema, direcionamos um modo de abordagem de Evangelização, a partir de dores vividas e como a Palavra de Deus é suficiente para impactar, exortar e acolher. 

O tema do estudo é explorado em uma tabela organizada para quem leciona a Palavra de Deus, muito útil em Ministério de Ensino, com um roteiro de aproximadamente 50 minutos, de forma expositiva. 

O tema do estudo é explorado em uma tabela organizada para quem deseja pregar de forma expositiva a partir do tema, trazendo de forma visual a organização de uma pregação com duração de 50 minutos. 

Tradução Nova Almeida Atualizada© Copyright © 2017 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados. Texto bíblico utilizado com autorização.
Gálatas 1:4
Gálatas 1:4 - Sacrifício de Cristo: Visão do Original do Codex Sinaiticus
Nossa missão é equipar cristãos de todas as nações com recursos práticos e teológicos, que promovam a intimidade com Deus, o estudo profundo das Escrituras, a liderança servidora e o uso bíblico dos dons espirituais para edificar igrejas que alcancem e se relacionem com profundidade.
Autor e Editor responsável pelo conteúdo teológico e complementar do Jesus Diário. Sirvo localmente no Ministério de Ensino e Discipulado da Igreja Batista Canaã. Marido, pai de menina, discípulo e servo do Senhor Jesus Cristo.
Skip to content