O amor a Deus é um tema central na Bíblia e não encontramos apenas um versículo sobre amar a Deus, afinal, o amor a Deus é reiterado várias vezes ao longo das escrituras sagradas.
O amor a Deus é essencial para uma relação saudável com Ele e é algo que deve ser cultivado diariamente através da meditação no Evangelho e deve ser amplamente trabalhado em qualquer processo de discipulado.
A Bíblia nos ensina que devemos amar a Deus acima de tudo.
Por isso, apresentaremos a seguir versículos sobre amar a Deus dentro do antigo e do novo testamento, visto que é o princípio número 1 da nossa Identidade em Cristo. e necessária compreensão para invocar a Deus, conforme escrevemos em 6 Formas Bíblicas de Invocar a Deus nas Nossas Vidas.
Conheça agora.
Versículo sobre Amar a Deus no Antigo Testamento
O primeiro versículo sobre Amar a Deus encontramos já em Deuteronômio:
“Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças” (Deuteronômio 6:5).
Neste mesmo livro, logo em seguida, encontramos outro:
“Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos” (Deuteronômio 7:9).
E outros três versículos sobre amar a Deus, criando conexão:
“E agora, ó Israel, que é que o Senhor, o seu Deus, pede a você, senão que tema o Senhor, o seu Deus, que ande em todos os seus caminhos, que o ame e que sirva ao Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma, e que obedeça aos mandamentos e aos decretos do Senhor, que hoje dou a você para o seu próprio bem?” (Deuteronômio 10:12-13).
Ainda, dentro de Deuteronômio:
E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar ao Senhor vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma” (Deuteronômio 11:13).
Pouco adiante, agora no livro de Josué, encontramos:
“Por isso dediquem-se com zelo a amar o Senhor, o seu Deus” (Josué 23:11).
O livro de Salmos é uma coletânea de 150 hinos e orações da Bíblia hebraica, escritos principalmente por Davi.
Nele, encontramos não apenas um versículo sobre amar a Deus, mas dois em especial.
Ainda, o livro de Salmos contém uma variedade de gêneros literários, incluindo louvor, adoração, súplicas, lamentações e agradecimentos, e trata de temas como a justiça de Deus, a proteção divina, a fidelidade de Deus e o sofrimento humano.
“Eu te amo, ó Senhor, minha força” (Salmos 18:1).
Outro:
“Eu amo o Senhor, porque ele me ouviu quando lhe fiz a minha súplica. Ele inclinou os seus ouvidos para mim; eu o invocarei toda a minha vida” (Salmos 116:1-2).
Ainda, encontramos um versículo sobre a amar a Deus em Isaías, um dos livros mais importantes da Bíblia, especialmente devido as profecias sobre Jesus.
Para complementar, este livro é atribuído ao profeta Isaías, que viveu no século 8 a.C. em Jerusalém, e que, além de falar sobre a necessidade de amarmos a Deus, também inclui uma grande variedade de temas, tais como a justiça social, a fé e a confiança em Deus, e a necessidade de arrependimento.
“E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança” (Isaías 56:6).
Versículo sobre Amar a Deus no Novo Testamento
É possível encontrar mais versículos sobre amar a Deus no Novo do que no Antigo Testamento.
Certamente, isso acontece porque Jesus não veio para revogar a lei, mas para cumpri-la:
“Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim revogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo: Enquanto não passar o céu e a terra, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, sem que tudo se cumpra” (Mateus 5:17-18).
Aliás, um vídeo publicado no canal Dois Dedos de Teologia é coerente na resposta da pergunta Jesus Veio Cumprir a Lei?
Sendo assim, iremos compartilhar com você as passagens onde encontramos versículos sobre amar a Deus.
Curiosamente, encontramos a afirmação sobre amar a Deus em todos os quatro Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João.
Mateus
O primeiro deles está no primeiro livro do Novo Testamento, Mateus, e é dito por Jesus:
“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? Respondeu Jesus: Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas” (Mateus 22:36-40).
Marcos
Por conseguinte, em Marcos, encontramos outro versículo sobre amar a Deus:
“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento (Marcos 12:30).
Afinal, o Evangelho de Marcos é considerado o mais antigo dos quatro evangelhos e narra a vida, ensinamentos, morte e ressurreição de Jesus Cristo de uma forma enérgica, como um servo sofredor que veio para cumprir as profecias do Antigo Testamento.
Lucas
Adiante, temos o Evangelho de Lucas, escrito com um enfoque especial na humanidade e compaixão de Jesus, especialmente em relação aos pobres, aos doentes e aos marginalizados.
Adicionalmente, é o único dos quatro evangelhos que inclui o relato da infância de Jesus e contém muitos detalhes sobre sua vida e suas parábolas que não são encontrados nos outros três evangelhos.
Um versículo sobre amar a Deus está no capítulo 10:
“Ele (Jesus) respondeu: Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento e Ame o seu próximo como a si mesmo” (Lucas 10:27).
João
O último Evangelho é de João. Ele narra a vida, ensinamentos, morte e ressurreição de Jesus Cristo, assim como os outros, porém, tem um enfoque especial na divindade de Jesus.
Este Evangelho apresenta Jesus como o Filho de Deus, o Logos (a Palavra) e o Verbo (a expressão da vontade de Deus), e também apresenta muitos discursos e ensinamentos de Jesus que não são encontrados nos outros três evangelhos.
Ademais, João é considerado o mais teológico dos quatro evangelhos, dirigido a um público mais maduro e esclarecido, e tem um estilo mais poético do que os outros evangelhos.
Lembramos também que os livros de 1 João, 2 João e 3 João também referem-se ao Apóstolo João.
Desta forma, encontramos somente no Evangelho e livros de João, pelo menos, 4 versículos sobre amar a Deus.
“Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos” (João 14:15).
Outro versículo sobre amar a Deus:
“Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele” (João 14:21).
Já nas cartas, João dedica em um mesmo capítulo dois versículos sobre amar a Deus:
“Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados” (1 João 4:10).
E:
“Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém afirmar: Eu amo a Deus, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão” (1 João 4:19-21).
Versículo sobre Amar a Deus em outros livros do Novo Testamento
Além dos quatro Evangelhos, encontramos mais versículos relacionados a primeiro e maior mandamento, que é amar a Deus.
O livro de Tiago, também conhecido como a Carta de Tiago, é uma carta escrita por Tiago, irmão de Jesus e líder da Igreja primitiva em Jerusalém, para os cristãos judeus dispersos pelo Império Romano.
Ele escreveu para encorajá-los a perseverar na fé e a praticar a justiça, enquanto enfrentavam perseguição e dificuldades, e é uma mistura de ensinamentos morais e práticos, e também contém uma forte defesa da fé e da obediência às leis de Deus, como vemos no primeiro capítulo:
“Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam” (Tiago 1:12).
Ademais, outro versículo sobre amar a Deus encontra-se no capítulo quatro:
“Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus” (Tiago 4:4).
Para concluir, não podemos deixar de citar outro versículo sobre amar a Deus em Romanos, sendo esta uma carta de Paulo:
“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Romanos 8:28).
O amor a Deus deve ser completo e não deve ser limitado a uma parte de nós ou a um versículo sobre amar a Deus. Devemos amá-lo com todo o nosso coração, alma, mente e forças, como a Sua própria Palavra nos revela.
Em suma, o amor a Deus também é mostrado através da obediência às Suas palavras e leis. Obedecer aos mandamentos de Deus é uma forma de mostrar nosso amor por Ele.
A Bíblia também nos ensina que devemos amar a Deus com sinceridade e não apenas com palavras. Devemos seguir o exemplo de Jesus e amar a Deus de verdade, não apenas dizer que o amamos.
Amar a Deus é algo que deve ser cultivado diariamente. Isso inclui oração, estudo da Bíblia e obediência às Suas palavras.
Quando cultivamos um amor verdadeiro por Deus, Ele se torna o centro de nossas vidas e nos dá a paz e a felicidade que procuramos.
Que Ele possa abençoar sua vida.